O começo da sabedoria consiste em perceber que temos e teremos as mãos vazias, na medida em que tenhamos ganho ou pretendamos ganhar o mundo.(HÉLIO PELLEGRINO)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Críticas versus Elogios


Criticas não são belas frases de se ouvir... Eu confesso não me dar muito bem com elas
Parece que elas não tiram férias, nunca ficam fora de moda... Se você fizer algo será criticado... Se não fizer também
Como é mais fácil levar um elogio!!
O doce elogio, que faz você vibrar consigo mesma e ficar rindo por horas
Eu sou ainda mais desconfiada, nunca acredito em um elogio, mesmo que goste de ouvi-lo, fico me perguntando se ele é verdadeiro ou foi “dado” por conveniência
É, eu penso esse tipo de coisa sim
Depois que um amigo leu um livro de auto-ajuda, que o dizia para distribuir elogios todos os dias, fiquei desconfiada, isso é conselho que se siga?
Como obrigação diária incluía-se: Diga 5 elogios a seus amigos, patético
O pior que tinha descoberto isso em um dia que tinha cortado o cabelo e meu amigo dizia o quanto estava bonita ¬¬
Eu mesma nunca saio por aí distribuindo elogios por onde passo, meu elogio é bem raro e já fui muito criticada por isso (KK...olha as criticas)

Agora como você recebe uma critica? Uma dura e categórica crítica?
Ela é totalmente construtiva ou ao contrário é destrutiva?
Faz você querer ser melhor? Consertar seus supostos erros?
Ou tem reações negativas... Como agressividade e até depressão?

Um dia, outro amigo, foi bem franco comigo e me disse o que pensava sobre mim, sério, eu fiquei desorientada...
Adivinha do que me chamaram: Autoritária
Putz...Fiquei remoendo muito isso

Assim entra outra questão “Você aceita o que as pessoas dizem sobre você ou apenas ignora?”

Eu mesmo não consigo esquecer nem ignorar

Mesmo que a pessoa tenha jeito em falar, nós nunca aceitamos imediatamente, sempre a deixamos um pouco de lado, sempre refletimos depois
Você parece sempre disposto a aceitar um elogio falso do que uma critica verdadeira.. Não é mesmo?

Mas penso que a crítica as vezes tem um papel muito maior na nossa vida do que os elogios... Apesar de não termos o mesmo prazer ao ouvir cada uma...

Um comentário:

Índia disse...

Eu já ouvi essa onda dos 5 elogios e acho uma babaquice, elogio a gente oferece quando ele é sincero e vem do coração e não como um exercício diário. Eu já odiei conselhos e críticas e hoje confesso que dependendo de onde parta eu gosto, reflito e tento ver se realmente eu preciso mudar algo em mim.

Claro que não é mesmo fácil ouvir críticas, mas assim como os elogios elas são válidas porque nos proporciona crescimento, o que não vale é bancar o super sincero e sair esculachando todo mundo, isso já é deselegante.