O começo da sabedoria consiste em perceber que temos e teremos as mãos vazias, na medida em que tenhamos ganho ou pretendamos ganhar o mundo.(HÉLIO PELLEGRINO)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Meu problema? Nosso problema

Comentei com um amigo meu esses dias que estava me sentindo depressiva...
Com crises existenciais e todas essas coisas
Acho que recebi a resposta mais sensata...que já tinha escutado:
"Sabe qual é o seu problema? Não ter problema nenhum!"

Que sensatez!!!
Não tenho problema algum
Não tenho o que combater...Dá pra entender?
Tudo o que quero, consigo sem mais dificuldades (foi isso q ele disse)
Sem uma LUTA grande... Os obstáculos parecem pequenos
E eles não permanecem por muito tempo...sabe???
Não é algo que ocupe meu tempo ...
Certa vez, assisti PROVOCAÇõES (programa da TV Cultura)e o apresentador ABU ficou indignado por que um adolescente estava pedindo por uma Guerra ...
Na hora entendi bem o que ele (o adolescente) queria dizer...
Ele pedia por Algo pelo que LUTAR
algo que traga perspectivas... Algo que traga motivação
é IDIOTICE pedir isso???
Uma Guerra???


Já tinha escutado sobre...Qual seria a LUTA da nossa geração?
Pelo que lutamos?Qual é o nosso papel nessa sociedade??? Como podemos mudar essa realidade?
Toda essa nossa capacidade de luta...Está tão emersa sob um consumismo exarcerbado
Estamos tão preocupados com o EU...O que eu tenho? O que posso ter? Isso só desperta sentimentos ruins, egoísmo, materialismo, soberba e etc
Preocupados com coisas efemeras...Com programações da TV, Big Brothers da vida, Jogos, Internet, sites de relacionamentos
Tudo direcionado para coisas que não valem a pena



Enquanto isso, ficamos facilmente submissos, não questionamos, não refletimos, não lutamos
...O único que questionamos é o sentido da vida...
E é por isso que não o vemos
Estamos cobertos com produtos e marcas...
Quando vemos algo pelo que lutar não reconhecemos...Estamos muito longe...
Estamos ocupados
Não reconhecemos o sistema como inimigo...
Achamos que não tem nada haver
Mesmo quando reconhecemos... Deixamos pra lá

Um comentário:

Índia disse...

Ah essa questão toda é muito complexa, mas é bom desejar porque lugar e é bom se questionar sobre a existência e essas coisas. Isso demonstra que temos um senso crítico apurado. Já ouvi muito dizerem que a juventude da década de 80 tinha mais porque lutar, protestar e que agora estamos meio ociosos presos em prazeres banais. Mas se pararmos pra analisar, temos muito porque lutar, muito mesmo e digo isso apontando um contexto social cheio de desigualdades, mas nós estamos adormecidos e embebidos de egoísmo.

Bom texto.

Um abraço.